miércoles, 5 de abril de 2023

UN LIBRO, UN POEMA (Miguel Torga)

Gracias, Jaime.



CONTEMPLAÇÃO



Num berço de granito,
Com a manta do céu
A cobrir-lhe a nudez,
A minha infância dorme.
Nem bruxas, nem fadas
A velar-lhe o sono.
No mais puro abandono
Do passado,
Respira docemente,
Enquanto eu, inútil enviado
Do presente,
Sobre ela me debruço,
E soluço.





CONTEMPLACIÓN 

En cuna de granito,
Con la manta del cielo
Que la nudez le cubre,
Mi infancia duerme.
ni brujas, ni hadas
Le velan el sueño.
En total abandono
Del pasado,
Respira dulcemente,
Mientras que yo, inútil enviado
Del presente,
sobre ella me inclino,
Y sollozo.

(Traducción: José Luis Puerto).




GUERRA CIVIL


É contra mim que luto


Não tenho outro inimigo.
O que penso,
O que sinto,
O que digo
E o que faço,
É que pede castigo
E desespera a lança no meu braço.

Absurda aliança
De criança
E de adulto,
O que sou é um insulto
Ao que não sou;
E combato esse vulto
Que à traição me invadiu e me ocupou.

Infeliz com loucura e sem loucura,
Peço à vida outra vida, outra aventura,
Outro incerto destino.
Não me dou por vencido,
Nem convencido.
E agrido em mim o homem e o menino.

#unlibrounpoema

***


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Este blog es personal. Si quieres dejar algún comentario, yo te lo agradezco, pero no hago públicos los que no se atienen a las normas de respeto y cortesía que deben regir una sociedad civilizada, lo que incluye el hecho de que los firmes. De esa forma podré contestarte.